Este lugar de tirar o fôlego é uma antiga igreja Dominicana que foi convertida em uma livraria. Datada do século XIII, está localizada na cidade de Maastricht, Holanda. Esta antiga igreja perdeu sua função religiosa há cerca de 200 anos. Desde então, o prédio já foi utilizado de várias formas, inclusive como estacionamento de bicicletas!!

Assim, os arquitetos do escritório Merkx + Girod foram os responsáveis por sua adaptação a uma livraria. Em 2007, esse projeto ganhou o prêmio Lensvelt de arquitetura de interiores.

Inegavelmente, a grande intervenção realizada foi a estante monumental em aço pintado de preto. Possui 3 andares e ocupa a nave da igreja, sem obstruir os motivos religiosos ou a estrutura original. A partir dela, se tem uma vista impressionante de todo o interior e dos frescos no teto, do século XIV.

Além de milhares de títulos expostos em  prateleiras e aparadores, a livraria também conta com um café e uma área de permanência.

Enfim, é interessante quando construções históricas ganham funções diferentes daquelas para as quais foram concebidas originalmente. Mesmo que a mudança seja polêmica, é uma forma de preservar e manter em uso edifícios históricos quando passam a se tornar obsoletos. É o que está acontecendo na Holanda atualmente: com uma população de 44% de ateus, seus templos e igrejas estão sendo transformados em bares, cafés, livrarias e até mesmo casas de shows.
 

Write A Comment