Em primeiro lugar, além de funcional, a escada pode ser um elemento decorativo, trazendo beleza e monumentalidade para o ambiente.

Segurança, funcionalidade, estética e boa localização são quesitos fundamentais para se projetar uma escada. Do mesmo modo, os guarda-corpos e corrimões também contribuem para a segurança e a dica é optar por materiais leves em suas composições. No entanto, nem sempre os projetos contemplam tais estruturas quando se tem a intenção de trabalhar com elementos soltos ou mesmo por determinação dos proprietários.

Separei alguns exemplos para inspiração.

caixa de vidro

Essa escada foi projetada pela Paula Bittar e tem um trecho por fora da casa, liberando espaço dentro e deixando a subida mais agradável. Uma caixa de vidro a envolve pelo lado de fora.

monumental
escada d palácio do itamaraty
A belíssima escada helicoidal do Palácio do Itamaraty, em Brasília,  foi concebida por Joaquim Cardozo e Milton Ramos. É constituída por uma viga central com o apoio na laje superior que sustenta os degraus com laterais em balanço.
despensa
Nesta aqui, o espaço embaixo da escada foi aproveitado para armários de armazenamento de itens diversos.
escada metálica

Essa escada foi pensada para ser parte integrante do living e deveria ser leve, de maneira a combinar com o estilo do loft. Projeto da Deborah Roig. Entretanto, as escadas metálicas podem assumir diferentes configurações, podendo inclusive combinar com madeira e vidro.

flutuantes
Foto: Tua casa

As escadas flutuantes normalmente são aquelas cujos degraus estão engastados em uma viga na parede. Seu visual é leve e muito moderno.

Foto: decoist

Mas também podem estar engastadas no teto, parecendo penduradas. Essas são muito bonitas e esculturais.

escada Santos Dumont
Foto: Pinterest

Configura-se como um “meio-termo” entre a típica escada inclinada e a vertical , de modo que sua inclinação é bem mais acentuada que uma escada convencional e seus degraus apresentam recortes que variam entre a pisada esquerda e direita, permitindo redução de comprimento e economia espacial.

helicoidal
escada caracol
Foto: Pinterest

As escadas helicoidais podem adotar diferentes configurações estruturais. As mais comuns têm um formato circular e contam com um mastro central onde são fixados os degraus. No entanto, o seu projeto exige atenção, para que não se tornem desconfortáveis ou perigosas.

Além disso, podem economizar metros quadrados valiosos em ambientes pequenos e vencer a altura do pé-direito ocupando muito menos área do que uma escada convencional.  Também podem ser objetos icônicos nos projetos, com formas arrojadas e diversas configurações

Write A Comment